A cidade de Mogi Mirim, localizada no interior de São Paulo, se tornará a primeira cidade brasileira a implantar o sistema de energia solar fotovoltaica nas instalações de tratamento de esgoto doméstico.
O sistema fotovoltaico é composto por 1.073 painéis solares, com potência de 402,375 kWp, instalados nos telhados dos prédios que estão ao redor da estação de tratamento e também na cobertura do estacionamento da concessionária local Serviços de Saneamento de Mogi Mirim, no sistema de Carport.
Com a instalação dos painéis fotovoltaicos, o objetivo para a estação de tratamento, que trata 150 litros por segundo de esgoto, com um consumo total de energia de 1,72 megawatts por ano, é que 40% da demanda de energia da estação seja suprido pelas placas solares.
Os módulos ocuparão uma área de 2,1 mil metros quadrados, produzindo cerca de 606 MW/h por ano, energia suficiente para abastecer 370 unidades habitacionais. O projeto terá custo total de R$ 1,7 milhão e cumpre todas as determinações da Resolução Normativa 482/687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabelece os critérios para micro e minigeração de energia.
Como obter mais informações?
Baixe nosso E-book com maiores informações ou simule seu próprio sistema Fotovoltaico através do Simulador Solar e veja como esta mais fácil investir nessa energia limpa e renovável, além de economizar muito com a conta de energia!!!