DS Engenharia Solar

A constante queda no preço de baterias deve aumentar participação de energia solar na matriz energética brasileira

A constante queda no preço das baterias de armazenamento de energia deve acelerar a participação da fonte solar na matriz elétrica brasileira. O otimismo é confirmado pelo recente relatório da Bloomberg New Energy Finance, que mostra que o preço de baterias de íons de lítio teve uma queda de mais de 75% entre 2010 e 2018, sendo a segunda tecnologia que mais diminuiu seu custo  no setor elétrico mundial. O uso de bateria traz mais valor e novas funcionalidades aos sistemas solares fotovoltaicos, bem como garante aos consumidores maior liberdade e autonomia.

O sistema híbrido que combina geração solar fotovoltaica e armazenamento energético é visto pelos especialistas como uma grande oportunidade de oferta de novos serviços e soluções, como uma gestão precisa da geração e do consumo locais, a criação de microrredes e comunidades de compartilhamento. Isso  significa um aumento do poder de decisão do consumidor, que poderá usar a rede elétrica quando for vantajoso, além de proteger contra os abusivos aumentos na tarifa de energia elétrica no País.

Com as baterias cada vez mais baratas haverá uma aceleração na substituição de geradores a diesel – caros, poluentes e barulhentos – por sistemas híbridos de geração solar fotovoltaica e armazenamento. Para os consumidores conectados à rede, em áreas urbanas e rurais, que reclamam das interrupções ou instabilidades no fornecimento de eletricidade, as baterias serão parte da solução.

Como obter mais informações?
Baixe nosso E-book com maiores informações ou simule seu próprio sistema Fotovoltaico através do Simulador Solar e veja como esta mais fácil investir nessa energia limpa e renovável, além de economizar muito com a conta de energia!!!

 

baixarebooksimuladorsolar