fbpx

Bem-vindo a DS Engenharia Solar

Somos uma empresa com excelência em elaboração e execução de projetos em Energia Solar. Não pague mais conta de energia!

Impostos são quase metade da conta de energia no Brasil

Impostos são quase metade da conta de energia no Brasil

Impostos são quase metade da conta de energia no Brasil

Os impostos representam quase metade (47,7%) do que se paga nas contas de energia no Brasil, segundo um estudo da PwC feito por encomenda do Instituto Acende Brasil.

O estudo considera tanto os pagamentos diretos, como o ICMS que vem discriminado nas faturas, como os tributos na geração e transmissão de energia.

A média era abaixo de 40% no começo dos anos 2000 e mudou para quase metade no presente. Neste período, houve uma alta do PIS/Cofins e a partir de 2014, as cobranças setoriais, como a CDE, subiram.

O tributo que mais pesa no bolso é o ICMS. No Rio de Janeiro, a alíquota chega a 32%. Em Alagoas, o valor chega a 27% ao consumidor, com PIS/Cofins somados alcançando quase 5%.

Há uma possibilidade de diminuição, caso o governo de Jair Bolsonaro troque as taxas calculadas sobre o consumo por um único IVA (imposto sobre valor agregado).

A alteração tem a intenção de ao menos diminuir as diferenças de alíquotas entre estados e produtos, segundo Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal. Não há um único modelo de taxação desse tipo no Brasil, onde cada estado tem sua alíquota de ICMS. Mas na prática seria preciso ser um sistema simples, com uma alíquota que valeria em todo território nacional e que substituiria o ICMS e o PIS/Cofins.

Como obter mais informações?
Baixe nosso E-book com maiores informações ou simule seu próprio sistema Fotovoltaico através do Simulador Solar e veja como esta mais fácil investir nessa energia limpa e renovável, além de economizar muito com a conta de energia!!!

 

baixarebooksimuladorsolar

Gilberto Marcondes

Os comentários estão fechados.

Simule seu próprio Gerador Solar Fotovoltaico!!!

Acesse nosso Simulador Solar e descubra como é fácil economizar!

Simule seu próprio sistema Fotovoltaico através do Simulador Solar e veja como esta mais fácil investir nessa energia limpa e renovável, além de economizar muito com a conta de energia!!!

 

%d blogueiros gostam disto: