fbpx

Bem-vindo a DS Engenharia Solar

Somos uma empresa com excelência em elaboração e execução de projetos em Energia Solar. Não pague mais conta de energia!

A Infraestrutura Energética do Brasil está preparada para os Carros elétricos?

A Infraestrutura Energética do Brasil está preparada para os Carros elétricos?

Uma das grandes preocupações com a chegada dos carros elétricos no mercado nacional está relacionada aos impactos gerados nos sistemas de energia, com infraestrutura precária, como a do Brasil. Dependendo de vários fatores como horário e local onde o veículo esta sendo carregado, haverá impactos nos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia.

A alta concentração de veículos elétricos em uma certa região pode provocar sobrecargas, o que pode causar desgaste acelerado dos sistemas de distribuição e eventuais quedas no fornecimento energético.

Nos sistemas de transmissão, o aumento da demanda nos horários de pico irá requerer mais serviços como regulação de frequência e reserva girante.

Já nos sistemas de geração, o aumento da demanda de energia provocará um aumento no preço da energia elétrica.

Com tantos problemas na matriz energética brasileira, qual seria a Solução? Ficar no escuro? A resposta óbvia é não. Então qual a melhor alternativa para superar esse problema? A utilização da energia fotovoltaica aparece como a melhor alternativa para ajudar a reduzir os impactos dos carros elétricos nos sistemas de fornecimento de energia elétrica.

A utilização de sistemas fotovoltaicos em geração distribuída para carregamento dos carros elétricos diminuirá um eventual impacto no valor das tarifas de energia elétrica, evitará sobrecargas e desgastes na rede elétrica. Além disso, quem possuir um sistema fotovoltaico será pouco impactado pelos aumentos tarifários provocados pela chegada dos carros elétricos ou por qualquer outra razão de aumento. (clique aqui para saber mais)

Pensando por esse lado as placas solares aparecem como uma ótima alternativa, limpa, renovável e tem custo-benefício alto em relação a energia convencional.

A união entre carro elétrico e energia fotovoltaica é maneira mais eficiente de economizar dinheiro e ajudar a natureza, promovendo um futuro melhor para as próximas gerações!!!

Daniel Scivoletto de Azevedo

Daniel Scivoletto é Engenheiro Eletricista UNITAU com experência Comprovada em instalações fotovoltaicas e automação industrial(CNC), e Especialista em Gestão de Projetos MBA, FGV.

Deixe uma resposta

Simule seu próprio Gerador Solar Fotovoltaico!!!

Acesse nosso Simulador Solar e descubra como é fácil economizar!

Simule seu próprio sistema Fotovoltaico através do Simulador Solar e veja como esta mais fácil investir nessa energia limpa e renovável, além de economizar muito com a conta de energia!!!